quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Resenha: Convergente, Veronica Roth

Essa vai ser uma resenha bem curta pelo simples motivo de eu não querer dar nenhum spoiler desse livro, a internet já está cheia deles. Então eu só vou comentar o que eu achei do final da trilogia Divergente e minhas opiniões sobre o livro Convergente.

Primeiro de tudo eu preciso dizer que eu gostei do livro, foram várias coisas, várias cenas e vários acontecimentos, mas o ápice foi a descoberta do que realmente são os Divergentes e como eles são e foram modificados. Mesmo que esse acontecimento não tenha sido dignamente desenvolvido e nem feito importância no livro, eu achei que foi uma tática incrível da Veronica Roth ter meio que “quebrado” o que ela nos ensinou lá no primeiro e ter nos apresentado uma explicação que faz mais sentido sobre a divergência. Falando em quebras, outra coisa que eu fiquei fascinado foi a história por trás das facções, como, com qual propósito e porque elas surgiram… Não foi só a Tris que ficou em estado de choque.



Ainda falando dos prós, eu gostei muito mais da Tris deste livro que da Tris de Insurgente, aqui ela está mais confiante de si mesma e parou de  se culpar por tudo o que aconteceu com seus ente queridos. Ela está tentando fazer de tudo para o bem da sociedade, mas ao fazer isso ela meio que acaba esquecendo das outras pessoas ao seu redor. Percebi que tudo estava sendo focado apenas nela.

Tobias foi um erro e um acerto nesse livro, os capítulos que contém seu ponto de vista são tão idênticos aos de Tris que várias vezes tive que voltar para a primeira página do capítulo para saber quem estava narrando. Sem contar que até metade do livro ele estava agindo mais como uma menina mimada do que Tris, estava irritante. Mas do meio do livro pro final ele provou ser um personagem masculino diferente de muitos outros personagens que já conhecemos, realmente gostei de como Tobias foi desenvolvido.

Porém, de um modo geral, a trilogia teve um final digno. Veronica Roth teve a coragem de fazer algo que falta em muitos autores, ela ousou e nos proporcionou um final triste e surpreendente. Não poderia estar mais feliz com o final digno que essa trilogia querida recebeu.

PS: Se você é uma daquelas pessoas que ficaram sabendo do spoiler final do livro e não querem ler por que já sabem o que acontece eu só tenho uma coisa para dizer: Leiam mesmo assim, dúvido que ficarão tão surpresos quanto eu fiquei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário